Com o avanço da tecnologia, os cibercriminosos foram desenvolvendo novos meios de atacar mais empresas. Com isso, eles utilizam da vulnerabilidade dos sistemas e da falta de treinamento dos colaboradores para terem sucesso.
Em especial, quando falamos sobre ameaças que tem o foco em extorquir dinheiro das vítimas, tem um destaque para o ataque de Ransomware, um tipo de ataque que uma vez que atingi o sistema, traz muitas dificuldades para a empresa conseguir os dados de volta. Isso porque ele possui diversos tipos de ataques com comportamentos diferentes.
No artigo de hoje, vamos entender o que é Ransomware, seus principias tipos de ataques e seus comportamentos.
Dentro do leque de ameaças cibernéticas que existem hoje em dia, o Ransomware se destaca. Ele é um tipo de malware (software malicioso) que criptografa os arquivos em um sistema de computador ou dispositivo móvel, com objetivo de extorquir dinheiro das vítimas.
Normalmente esse ataque é realizado através de e-mail phishing, downloads de software malicioso, exploração de vulnerabilidades em sistemas desatualizados, entre outros métodos. Uma vez que o sistema é infectado, o ransomware começa a criptografar os arquivos da empresa.
Graças a essa criptografia, o usuário passa a não conseguir mais acessar os próprios dados. Nesse ponto, podemos considerar os dados como reféns de um sequestro. Uma vez que o sistema é infectado e começa a ser exibir instruções para o pagamento do resgate, se o pagamento for realizado, os dados são descriptografados e liberados para a empresa acessar.
Porém é importante ressaltar que não existe garantia de que os cibercriminosos fornecerão a chave de descriptografia ou de que os arquivos serão recuperados mesmo após o pagamento. E por mais que muitas empresas tentem recuperar os dados de outras formas, só é possível garantir que sua empresa não seja alvo desse tipo de ataques com a prevenção.
Medidas de prevenção incluem manter o software atualizado, usar firewalls e antivírus, educar os usuários sobre os riscos de phishing, através de treinamento com foco na segurança da informação, e fazer backups regulares dos dados importantes. Em caso de infecção, é importante isolar imediatamente o sistema afetado para evitar que o ransomware se espalhe para outros dispositivos em rede.
Existem diferentes diversas formas de ransomware, onde cada uma tem uma maneira diferente de se infiltrar, um modo operante e objetivo próprio. Confira os tipos mais comuns:
Ataques de Ransomwares são muito conhecidos e usados por cibercriminosos para se aproveitar das falhas de segurança da informação de empresas. Essas falhas abrem espaço para o sequestro de dados, que serão devolvidos se a empresa concordar em pagar um valor. Porém, na realidade, não há garantia que esses dados serão devolvidos de fato.
Levando isso em conta, é muito difícil lidar com o Ransomware depois que ele infecta o sistema da empresa, Isso porque em muitas ocasiões ela passa a não ter mais o acesso e também pela diversidade de tipos de Ramsomware. A maneira mais eficaz de combater esses ataques é usando táticas de prevenção para garantir que seu sistema não seja atingido. Se quiser entender mais sobre como prevenir os ataques de Ransomware na sua empresa, fale com um dos especialistas da Contacta.
Avenida Almirante Barroso, 81
33º andar, Sala 33A106 – Centro
Rio de Janeiro, RJ
Rua George Ohm, 230
Torre A, 6º andar, Conjunto 61 – Cidade Monções
São Paulo, SP