O lançamento do Chat GPT em 2022 abriu portas para o uso da inteligência artificial no dia a dia de todos e incentivou a criação outras ferramentas com base nele. Com isso, a inteligência artificial foi vista como uma ferramenta para agilizar trabalho, utilizada já que ela é capaz de criar conteúdo.
No entanto, essa tecnologia, que traz imensas oportunidades, também levanta preocupações significativas de segurança. Cibercriminosos estão encontrando novas maneiras de explorar a IA Generativa para aprimorar ataques e ameaçar tanto empresas quanto indivíduos.
No artigo dessa semana, vamos examinar os principais riscos associados ao uso indevido dessa tecnologia e apresenta medidas essenciais para proteger-se contra esses novos tipos de ataques.
A IA possui diversos usos, desde auxiliar em pesquisa, correção de texto e automação de atividades. Por sua vez, a IA Generativa e o formato de inteligência artificial que é capaz de criar conteúdo. Esses conteúdos variam de tipo e complexidade, podendo ser conteúdos em formato de vídeo, texto, imagem, código e áudio, além de passar informação.
Esse conteúdo é criado a partir da junção de tecnologia de inteligência artificial e aprendizado de máquina ligado a um bando de dados. Isso forma uma rede neural que é capaz de interpretar mensagem e reproduzir o que está sendo pedido. Esse é um processo que demanda muito aprendizado e pode levar meses para se tornar natural e criar a resposta ideal. Ao mesmo tempo, o banco de dados é aumentando, criando maior repertorio para a ferramenta.
Tendo em mente que o principal papel da IA Generativa é passar informação e criar conteúdo, os atacantes utilizam essa ferramenta dentro de ataques com o objetivo de personalizar o ataque de acordo com o alvo e aprender sobre ele. Em vez de ter que personalizar o ataque para cada vítima, o atacante automatiza isso com IA, que cria o conteúdo personalizado de acordo com o indivíduo, além de ser capaz de aprender sobre a vítima e tornar o ataque mais especializado para ele.
Além disso, a IA Generativa oferece diversos riscos para empresas e indivíduos. Alguns dos riscos são:
Tendo em vista os riscos da IA Generativa, é necessário que indivíduos e empresas se preparem para identificar e proteger seus dados de possíveis ataques que utilizam essa tecnologia. Entre os principais modos de se proteger, estão:
A IA Generativa, apesar de ser uma ferramenta poderosa para inovação e produtividade, traz consigo uma nova dimensão de riscos cibernéticos que exige vigilância constante e uma abordagem de segurança proativa. Com uma postura estratégica e o uso de soluções de segurança adequadas, é possível usufruir dos benefícios da IA Generativa com segurança, protegendo dados e preservando a confiança na era digital.
Avenida Almirante Barroso, 81
33º andar, Sala 33A106 – Centro
Rio de Janeiro, RJ
Rua George Ohm, 230
Torre A, 6º andar, Conjunto 61 – Cidade Monções
São Paulo, SP