Mesmo antes da internet e eletricidade, criminosos recorrem a fraudes com o objetivo de ter ganhos financeiros. Na época da internet, ela mudou para ataques de phishing e engenharia social. Nesse contexto, empresas são alvos contastes de tentativas de fraude.
Com isso em mente, ao logo dos anos, as equipes de segurança da informação desenvolveram técnicas de detecção de fraudes, como uma forma de prevenir ataques e a perda de dados. Essas técnicas se tornaram parte do dia a dia desses times e tomaram destaque na atuação deles dentro da empresa, já que requer investigações cautelosas.
No artigo de hoje, vamos entender como essas investigações acontecem e como prevenir fraudes. Boa leitura!
Quando falamos de fraudes realizadas no meio digital, estamos falando de atividade ilícita que envolve o uso de tecnologias digitais para enganar, roubar ou obter benefícios financeiros de forma fraudulenta. Normalmente envolvendo engenharia social, fraudes digitais podem causar vários prejuízos para empresa em diversos níveis e formas. Por conta disso, dentro da cibersegurança, foram criados procedimentos focados na detecção de fraudes.
Esses processos têm o foco no processo de identificar atividades fraudulentas ou suspeitas em sistemas informáticos e redes. Dentro disso, é utilizado de diversas táticas e tecnologias para encontrar fraudes, como monitoramento e análise de dados. A partir disso, é esperado que o time de TI ou cibersegurança teriam informações para encontrar a fraude ou vazamento.
Fraudes digitais podem causar prejuízos financeiros significativos e danos à reputação de indivíduos e empresas, sendo esse o objetivo dos criminosos.
Uma Fraude pode se manifestar de diversas maneiras, mas as mais comuns são:
Para detectar um caso de fraude digital, existem diversos procedimentos realizados por times de TI e cibersegurança responsáveis pela segurança dos dados e infraestrutura digital de uma empresa. Esses processos juntos levaram a equipe a realizar uma investigação que levaram à descoberta da fraude, de onde ela veio e a ação contra a fraude.
Esse processo de investigação é feito tanto com forças humanas quanto utilizando soluções especificar para detecção, analisar e responder aos ataques ou fraudes no sistema digital da empresa. A combinação de todos esses componentes é utilizada dentro de um processo longo com o objetivo final de responder e eliminar a ameaças ou fraude.
Detecção Inicial:
Recolha de Dados:
Análise de Dados:
Identificação do Modo de Operação (Modus Operandi):
Documentação e Relatórios:
Ação Corretiva:
Ação Legal e Compliance:
Revisão Pós-Incidente:
Por mais que fraudes possam acontecer, é de suma importante o foco na prevenção, afinal, sem a tecnologia adequada uma ameaça pode levar tempo para ser percebida e neutralizada. Esse delay permite que o criminoso tenha tempo para se infiltrar e causar prejuízos a empresa.
Esse prejuízo pode vir em forma de paralisação das atividades da empresa, roubo de dados e perda do acesso aos dados. Em especial, fraudes costumam ter fico no rapto de dados financeiros e confidenciais e retirar dinheiro de empresas.
Para prevenir fraudes e preguiçosos, é importante que a empresa procure adotar soluções de segurança da informação e construir um ecossistema de segurança, que irá ajudar a prevenir que aconteça algum problema.
As soluções podem ser treinamentos de segurança para colaboradores, onde vão ensinar como identificar phishings, mas pode ser softwares de proteção, que vão atuar ativamento evitando que algum acidente ocorra, como ferramentas de DLP e EPP.
Essas são algumas medidas que empresas deveriam adotar para evitar que fraudes aconteçam:
Como vimos no artigo de hoje, a detecção de fraude é um processo longo e com várias etapas, porém essencial para entender o que está havendo, mitigar danos e eliminar o invasor. Além disso, é um processo que não envolve somente o time de segurança da informação, mas o time jurídico, que trabalha encontrando medidas legais e denunciando os atacantes as autoridades.
Com esse processo em mente, a melhor estratégia para uma empresa é o investimento em soluções que irão evitar que a fraude aconteça. Se você quiser saber mais sobre isso, fale com um dos especialistas da Contacta. Nosso time irá ajudar você a entender a melhor solução para sua empresa.
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