A inteligência dos hackers continua a crescer e os ataques criminosos tendem a ser mais eficazes e destrutivos. E mesmo com o avanço da tecnologia, os endpoints (dispositivos finais conectados a rede) continuam sendo os pontos suscetíveis à entrada de cibercriminosos em redes corporativas. O velho antivírus não é mais capaz de proteger esses pontos vulneráveis, causando uma brecha na estratégia de cibersegurança das organizações. Atualmente, existe o EDR (Edpoint Detection and Response), uma solução mais completa e eficiente para proteger e prevenir ataques nos endpoints.
A tecnologia EDR é uma solução emergente usada para monitorar sinais maliciosos e neutralizar as ameaças que invadem a rede. Com o trabalho remoto se tornando cada vez mais comum, contar com uma sólida segurança de endpoint é essencial para a estratégia de segurança de uma organização. O EDR é eficaz em proteger a empresa e o trabalhador remoto contra ameaças cibernéticas. No artigo de hoje vamos entender o que é essa tecnologia, como ela funciona, seus benefícios e muito mais. Continue a leitura!
O EDR = E ndpoint D etect and R esponse significa a detecção e resposta de endpoint. Ou seja, é uma tecnologia com foco em identificar, detectar, mitigar ou eliminar ameaças que tenham ultrapassado a camada de prevenção do EPP (Endpoint Protection Platform). É uma abordagem integrada e em camadas para a proteção do endpoint. O EDR combina o monitoramento contínuo e a análise de dados com respostas automatizadas baseada em regras ou políticas.
A solução é baseada quase integralmente em algoritmos de Inteligência Artificial (AI) para a análise de comportamentos suspeitos de usuários, aplicações e/ou dispositivos. É capaz também de identificar, por análise forense autônoma, a causa raiz de um ataque e mitigar suas possíveis consequências. Sendo assim, quando ocorre uma violação, as ferramentas de EDR podem enviar relatórios para as equipes de segurança informando como e quando aconteceu.
Além disso, as ferramentas de EDR também podem registrar todas as atividades na rede. Isso permite que os administradores tenham mais visibilidade para diagnosticar e lidar com possíveis ameaças. Mas, vale ressaltar, que a solução EDR não foi projetada para proteger computadores individuais, e sim par ajudar a supervisionar diversos dispositivos conectados à rede.
E para um ataque bem-sucedido, basta que apenas um desses dispositivos seja hackeado para que abra uma porta para os outros. Por isso, contar com uma tecnologia de detecção e reposta de endpoint é essencial para que as equipe de TI e segurança mantenham as redes livres de tráfego malicioso.
O EDR utiliza algoritmos avançados para analisar o comportamento de usuários em seu sistema. Essa tecnologia registra as atividades que acontecem na rede e monitora essas informações para geração de relatórios, detecção de ameaças e alertas. Então, o EDR trabalha com esses dados e busca sinais de comportamento malicioso, sendo capaz de perceber um comportamento fora do comum de determinado usuário.
Esses sinais de comportamento malicioso acionam um alarme e começa a investigação para saber se é realmente uma ameaça ou não. Se for detectado a ameaça, os algoritmos rastreiam o caminho do ataque até o ponto de entrada e o EDR consolida todos os pontos de dados em categorias estreitas, em busca de facilitar a revisão dos analistas. Então, o cliente é notificado e recebe recomendações para investigação adicional e etapas de respostas acionáveis.
Nota-se que a coleta de informações que o EDR realiza pode auxiliar no combate a ameaças em tempo real e fortalece a segurança e resiliência cibernética da empresa. As ferramentas de EDR oferecem recursos de investigação e reposta, como:
Atualmente uma empresa conta com um grande número de endpoints em seu sistema, o que torna cada vez mais difícil de proteger a rede contra os ataques avançados que entram por meio dos dispositivos finais. As organizações tendem a contar com soluções de prevenção de endpoint, mas quando elas falham, o hacker consegue entrar no sistema e permanecer lá. Os antigos antivírus também podem apenas detectar e remover um vírus ou malware. A tecnologia EDR vai além dessas soluções, é projetada para oferecer uma solução de segurança mais ampla para a empresa, incluindo também os recursos de remoção de vírus.
A verdade é que mesmo com a proteção mais avançada, uma violação pode ocorrer e um relatório do
IDC informa que 70% das violações bem-sucedidas começam em endpoints. Por isso, empresas de todos os portes precisam contar com uma solução de EDR, que poreja seus dados, ajuda-as a ter mais visibilidade sobre as possíveis ameaças e faz isso de maneira econômica.
A tecnologia EDR conta com diversos recursos e benefícios que ajudam a organização a gerenciar seus riscos de segurança. Confira alguns:
Como vimos, através da coleta e análise de informações e atividades no sistema, a solução EDR é capaz de oferecer mais visibilidade para as equipes de segurança da organização. Isso porque esses dados coletados são reportados a um único sistema centralizado e permite que o time tenha total visibilidade do estado dos endpoints.
O EDR não faz apenas a análise de alertas e compara-os com outros pontos de dados. A solução conta com ferramentas que são capazes de correlacionas os pontos de dados em uma única história. Além disso, as soluções de EDR podem executar automaticamente determinadas atividades de resposta a incidentes com base em regras predefinidas. Isso economiza o tempo dos colaboradores e evita a sobrecarga, permitindo que a equipe trabalhe com mais eficiência.
Com a visibilidade oferecida, fica mais fácil e rápido identificar e investigar possíveis sinais de ameaça ou infecção no sistema. Além disso, o EDR é capaz de automatizar determinadas atividades, o que permite que a equipe obtenha mais rapidamente os detalhes sobre um incidente. Dessa forma, é possível adotar medidas e repostas mais rápidas aos ataques.
O EDR faz um monitoramento contínuo e em tempo real. Então, você não precisa contratar uma equipe de segurança para fazer um monitoramento 24 horas por dia. A solução EDR permite que você invista na proteção da sua empresa de uma forma econômica e realista para uma equipe de pequeno ou médio porte.
A EPP (Endpoint Protection Platform) é uma tecnologia voltada para a prevenção de ameaças no endpoint. É o que antigamente costumávamos chamar simplesmente de “antivírus” de PC, mas que atualmente tem muito mais funções. A EPP detecta arquivos e atividades maliciosas e fornece ferramentas para a investigação e resposta a possíveis incidentes. Então, a solução fornece uma proteção no nível do dispositivo.
Apesar do EDR e a EPP terem objetivos semelhantes, essas tecnologias foram projetadas para cumprir finalidades diferentes. Enquanto a solução EPP atua como a primeira linha de defesa, a solução EDR atua como uma segunda camada de proteção. Ou seja, uma complementa a outra. E para uma defesa de endpoint eficaz é necessário integrar ambos os recursos, em busca de ter uma proteção contra ameaças sem sobrecarregar a equipe de segurança da organização ou deixar brechas para ataques.
Como vimos, contar com uma solução de defesa baseada em ednpoints é imprescindível para que a sua organização conte com uma estratégia de defesa profunda. Isso porque, irá aumentar a sua probabilidade de identificar e responder as ameaças. Além disso, à medida que as organizações apoiam cada vez mais o home office, mais importante se torna a solução EDR.
A tecnologia EDR protege os usuários e dispositivos contra infecções e podem impedir que os cibercriminosos utilizem o computador de um colaborador como porta de entrada para atacar a rede corporativa. Vale ressaltar que há muitos dados e informações confidenciais em jogo para não contar com uma solução de detecção e resposta de endpoint.
Avenida Almirante Barroso, 81
33º andar, Sala 33A106 – Centro
Rio de Janeiro, RJ
Rua George Ohm, 230
Torre A, 6º andar, Conjunto 61 – Cidade Monções
São Paulo, SP